Com a regulamentação da lei que proíbe sacolas plásticas em supermercados no DF, vamos ter que mudar nossos hábitos. O decreto com as regras foi publicado nesta terça-feira (2), no Diário Oficial do DF, e já está em vigor.
Os consumidores terão algumas opções que substituem o uso de sacolas plásticas:
- Sacolas biodegradáveis (vendidas no supermercado)
- Sacolas de Pano ou fibra (vendidas no supermercado)
- Caixas de papelão
E claro, para fazer sua compra com tranquilidade, temos as ECÃO-BAGS (referência à ecobag). Essas ecobags são sacolas ecológicas feitas a partir de sacos de ração que são doados pela população, e confeccionados por costureiras de todo o Distrito Federal e Entorno.
Essa produção faz parte do projeto Ecão-bags que atende cerca de 2,7 mil mulheres por ano. Foi idealizado pelo Fórum Brasil Mulher (FORBS) e conta com a parceria do Instituto Reciclando o Futuro de São Sebastião.
O objetivo do projeto é minimizar os impactos da pandemia, promover a geração de renda para as costureiras e fortalecer ações de proteção animal. Além disso, gera um grande impacto na preservação do Meio Ambiente.
A linha de produtos não se resume apenas às bolsas ecológicas para compras. Também conta com a produção de estojos, aventais, bolsas pequenas e lixeiras para carro. O material é muito resistente e os produtos são confeccionados em diversos tamanhos, com preços que variam de 9,90 a 29,90.
Para aqueles que querem comprar sua ecão-bag, basta entrar em contato com a ONG no WhatsApp (61) 99953-3553.
Além de estar de acordo com a nova lei, adquirindo a sua ecão-bag você estará apoiando um projeto que ajuda milhares de mulheres e famílias brasilienses!
E se você tem interesse em doar sacos de ração, esses são os principais pontos de coleta:
Conheça mais sobre o projeto no instagram @ecaobagsbrasil
Não esqueça de compartilhar com alguém essa notícia!