Inclusão Social | Educação | Reconhecimento Feminino
Essas três bandeiras me definem bem. Luto por inclusão social, educação para todos e reconhecimento da mulher na sociedade.
Meus valores são todos pautados em Cristo e na ciência. Me considero uma eterna buscadora de conhecimentos e não me baseio em achismo.
Mas, primeiro, me permitam contextualizar minha trajetória!
Eu sou a Renata d’Aguiar e eu nasci em uma família que teve a oportunidade de me proporcionar uma excelente educação. Sou muito grata por isso!
Estudei em uma das melhores escolas do Rio de Janeiro, me formei em economia na Fundação Getúlio Vargas e me tornei mestre, na área econômica, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Ainda jovem, aos 24 anos, passei no concurso do Tesouro Nacional, me mudando, sozinha, para a capital federal, em 2014. Quantos aprendizados!
Fui muito bem recebida pela sociedade de Brasília. Aos poucos fui mudando meu jeito carioca de ser e me adaptando com o estilo brasiliense. Troquei minhas rasteirinhas pelo salto alto.
Meu avô, Hernani d’Aguiar, foi um grande comunicador do século XX. Em um dos seus livros, “A Revolução por Dentro”, de 1974, dizia:
“É surpreendente como um homem pode mudar de atitude e de opinião, no correr de sua vida, sem que isso signifique fraqueza ou deficiência de caráter. É que ele obtém novas informações, ganha maior experiência, aumenta os conhecimentos e sofre influências e pressões de toda a ordem, em particular afetivas; é que ele é agente e paciente do fenômeno da conformação, ou seja: da ação que recebem e exercem, reciprocamente, os que convivem e trabalham juntos.”
E foi exatamente assim que aconteceu comigo. Percorri uma trajetória de muitas mudanças, lutas e superações.
Vim para Brasília sozinha, após a minha aprovação no concurso do Tesouro Nacional, com apenas 24 anos. Sou Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.
Formada em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, em Gestão Pública pela Ecole Nationale d’Administration (ENA/Paris) e Mestre em Economia, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Enquanto servidora pública, tenho a oportunidade de trabalhar diariamente servindo ao país.
Idealizei o Instituto Reciclando o Futuro em 2017, com objetivo de resgatar o valor social e a cidadania brasiliense, unindo pessoas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal que entendem que a inclusão social é o meio norteador para alcançarmos o bem-estar social.