Quem sou eu

Inclusão Social | Educação | Reconhecimento Feminino

Essas três bandeiras me definem bem. Luto por inclusão social, educação para todos e reconhecimento da mulher na sociedade.

Meus valores são todos pautados em Cristo e na ciência. Me considero uma eterna buscadora de conhecimentos e não me baseio em achismo.

Mas, primeiro, me permitam contextualizar minha trajetória!

Eu sou a Renata d’Aguiar e eu nasci em uma família que teve a oportunidade de me proporcionar uma excelente educação. Sou muito grata por isso!

Estudei em uma das melhores escolas do Rio de Janeiro, me formei em economia na Fundação Getúlio Vargas e me tornei mestre, na área econômica, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Ainda jovem, aos 24 anos,  passei no concurso do Tesouro Nacional, me mudando, sozinha, para a capital federal, em 2014. Quantos aprendizados!

Fui muito bem recebida pela sociedade de Brasília. Aos poucos fui mudando meu jeito carioca de ser e me adaptando com o estilo brasiliense. Troquei  minhas rasteirinhas pelo salto alto.

É preciso adaptar-se

Meu avô, Hernani d’Aguiar, foi um grande comunicador do século XX. Em um dos seus livros, “A Revolução por Dentro”, de 1974, dizia:

“É surpreendente como um homem pode mudar de atitude e de opinião, no correr de sua vida, sem que isso signifique fraqueza ou deficiência de caráter. É que ele obtém novas informações, ganha maior experiência, aumenta os conhecimentos e sofre influências e pressões de toda a ordem, em particular afetivas; é que ele é agente e paciente do fenômeno da conformação, ou seja: da ação que recebem e exercem, reciprocamente, os que convivem e trabalham juntos.”

E foi exatamente assim que aconteceu comigo. Percorri uma trajetória de muitas mudanças, lutas e superações.

Vim para Brasília sozinha, após a minha aprovação no concurso do Tesouro Nacional, com apenas 24 anos. Sou Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional.

Formada em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, em Gestão Pública pela Ecole Nationale d’Administration  (ENA/Paris) e Mestre em Economia, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Enquanto servidora pública, tenho a oportunidade de trabalhar diariamente servindo ao país.

Idealizei o Instituto Reciclando o Futuro em 2017, com objetivo de resgatar o valor social e a cidadania brasiliense, unindo pessoas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal que entendem que a inclusão social é o meio norteador para alcançarmos o bem-estar social.

Acompanhe nossos projetos